Evolução do Patrimônio Líquido: tire vantagem desse indicador poderoso 

Compartilhe esse post

Conhecer a evolução do Patrimônio Líquido é uma necessidade para qualquer empresa, seja qual for o seu tamanho. Todas elas têm suas responsabilidades com colaboradores, fornecedores, clientes e com a própria sociedade, mas cada uma também tem seus objetivos de lucro, e nesse sentido o indicado de Patrimônio Líquido pé uma das chaves para o sucesso. 

Conhecer o cálculo que entrega ao gestor a evolução do Patrimônio Líquido significa uma oportunidade de planejamento e administração do patrimônio mais eficaz e é por isso que o Blog da Integrade Consulting traz esse assunto hoje para você. Entenda o conceito, faça os seus cálculos e tire proveito desse indicador poderoso. 

Leia também! Faça o balanço patrimonial da sua empresa agora 

O que é o Patrimônio Líquido 

O cálculo é bem simples: Patrimônio Líquido = ativos – passivos, mas para entendê-lo por completo é preciso compreender os conceitos. 

Os ativos são todos os bens que a empresa tem como patrimônio ou direito, como móveis, imóveis, veículos, dinheiro em caixa, mercadorias, aplicações financeiras, duplicadas a receber, patentes, direitos autorais e outros. 

Os passivos, por outro lado, são as responsabilidades que a empresa precisa arcar, como folha de pagamento, impostos, financiamentos, empréstimos bancários, duplicatas a pagar, aluguéis, demais contas, entre outros. 

Assim, fica claro que o Patrimônio Líquido é um indicativo da saúde financeira da instituição. Se ela deve mais do que possui, está em uma situação delicada. Já se o Patrimônio Líquido é positivo, ela tem uma maior possibilidade de fazer investimentos (ou atrair investidores) e cumprir com suas obrigações. 

Leia também! Entenda com mais detalhes o que é o Patrimônio Líquido 

Elementos do Patrimônio Líquido 

O Patrimônio Líquido Contábil é definido pela Lei 6404/76, que traz alguns elementos para a composição da PL. Entre eles estão: 

Capital Social – São os investimentos de proprietários, cotistas, acionistas e demais investidores na empresa.   

Reservas de Capital – São os valores que entraram na empresa, mas que não serão divididos como lucro para sócios e acionistas. Esses valores também fazem parte do capital social. 

Ajustes de avaliação patrimonial – Esses são os resultados contábeis da soma dos valores dos bens da empresa, já com os devidos ajustes de acordo com o valor justo de cada um dos ativos. 

Reserva de lucros – Essa é uma prática de empresas que buscam cuidar de forma preventiva de sua saúde financeira, que consiste na reserva de uma parte dos lucros em um fundo para gerar uma segurança adicional para a corporação. 

Valor de Ações – O nome é autoexplicativo: é o valor das ações que não foram adquiridas por terceiros quando a empresa tem capital aberto na bolsa de valores.  

Prejuízos acumulados – Mais uma vez, o termo se explica. Trata-se daqueles prejuízos contabilizados no momento da conta final do patrimônio líquido. 

Leia também! Melhor sistema de controle patrimonial 

Como fazer a Análise de PL? 

Veja bem: a cada mês algumas contas são pagas e outras chegam, da mesma maneira que o patrimônio bruto da empresa se modifica com novas aquisições, mais ou menos mercadoria em estoque, novas duplicatas a receber e etc. 

Dessa forma, é claro que o Patrimônio Líquido é um indicador em constante transformação.  O PL de hoje é diferente do de ontem e também do de amanhã. É exatamente por isso que existe a análise de PL, um estudo da evolução do Patrimônio Líquido ao longo do tempo. 

O resultado desse estudo mostra com clareza quais são as decisões que deram um melhor (ou pior) resultado. Cada tomada de decisão trem um determinado impacto e ele fica demonstrado na análise de PL, criando condições para um planejamento mais assertivo no futuro. 

Muitas empresas fazem essa análise mensalmente, de forma com que o gestor tenha sempre em mãos o resultado mais próximo da realidade daquele momento. Além disso, a análise mensal deixa clara qual é a evolução do Patrimônio Líquido ao longo do tempo, evidenciando quais foram os fatores que alteraram para cima ou para baixo esse indicador. 

Leia também! O que é o Laudo PPA e qual é a sua importância? 

Conheça as soluções Integrade Consulting 

A Integrade Consulting é uma empresa que transformar o conhecimento em valor diferencial no desenvolvimento de soluções e serviços. Nosso objetivo é auxiliar parceiros a atenderem com excelência seus objetivos, metas e resultados.  

Nos dedicamos trazer cada vez mais benefícios, tecnologia e qualidade aos nossos serviços, soluções e processos, além de modernizar a nossa estrutura, com o propósito de atender os clientes com o que há de melhor em conhecimento, técnicas e ferramentas de alto valor agregado. 

Conheça as soluções Integrade, entre em contato agora mesmo com nossos especialistas e conheça mais sobre indicadores, gestão de patrimônio e sistemas para tornar mais eficazes os mais diversos processos da empresa. É hora de dar um salto de eficiência na sua gestão! 

Compartilhe esse post

Explore mais

No posts found!

Você deseja melhorar a performance do seu negócio?

Nos envie uma mensagem

× Como posso te ajudar?