5 vantagens do Business Process Outsourcing (BPO) 

Compartilhe esse post

O termo Business Process Outsourcing (BPO) pode até parecer de difícil compreensão, mas a explicação é bem simples. Trata-se da contratação por uma organização de uma segunda empresa para que ela administre os processos de uma área específica. 

Parece bastante com a terceirização, mas há uma diferença fundamental. Enquanto a terceirização cuida de processos de um nível de complexidade mais baixo (como a limpeza ou a portaria, por exemplo), o BPO cuida de questão consideradas mais estratégicas. 

É muito comum hoje em dia que as empresas tenham trabalhando para si profissionais de TI, de contabilidade ou cuidando da gestão do patrimônio, sendo que esses especialistas são na verdade parte de uma empresa de consultoria.  

Esse modelo de gestão tem vantagens, e o Blog da Integrade Consulting elencou os cinco principais benefícios. Siga a leitura e descubra como a sua empresa pode tirar vantagem do Business Process Outsourcing. 

Leia também! Conheça as diferenças entre Outsourcing e terceirização 

Conhecimento nunca é demais  

Dentro de cada empresa há especialistas dos mais diversos, que têm alto grau de conhecimento dentro do core business da organização. Por exemplo, em uma indústria certamente há especialistas no maquinário, no sistema de produção e para a venda do produto fabricado. 

No entanto, esses mesmos especialistas dificilmente terão também a expertise necessária em outras áreas do conhecimento para fazer uma mais perfeita gestão de tecnologia da informação, a gestão do patrimônio, entregar cada uma das demonstrações contábeis sem erros e até nas questões de logística.  

É justamente aí que entra a primeira grande vantagem do Business Process Outsourcing. Com ele a empresa traz para si todo o know-how dos mais diversos especialistas, enquanto os seus próprios colaboradores podem seguir focados nos processos nos quais eles fazem a diferença.  

Leia também! Como aproveitar a expertise de parceiros no Outsourcing Patrimonial 

Respeito pelos recursos 

Note que ao ter uma consultoria com o conhecimento necessário para otimizar os processos, eles tendem a ser mais enxutos e eficazes. É aqui que cai uma falsa impressão que muitos gestores têm.  Na verdade, o outsourcing é um investimento, e não um gasto a mais. 

Explicando melhor, com profissionais mais qualificados em processos específicos há um melhor aproveitamento dos recursos, sejam eles físicos, pessoais ou financeiros. No fim das contas, o BPO representa respeito pelos mais diversos recursos que a empresa tem.  

Leia também! O que é o Outsourcing e quais são suas vantagens? 

Otimização do uso de ferramentas 

Há um erro muito comum na gestão de diversos negócios que também é facilmente superado quando há uma parceria com uma consultoria de qualidade: a subutilização de ferramentas. Isso significa que a empresa faz um investimento em uma determinada tecnologia, mas não tem o conhecimento necessário para usá-la em toda sua potencialidade. 

Um bom exemplo disso é o ERP, um sistema projetado para otimizar a gestão centralizando informações, disponibilizando-as em tempo real, oferecendo a oportunidade de rastreamento de recursos, de centenas de combinações de dados e muito mais, de forma prática e segura. 

Até por oferecer tantas possibilidades, muitos gestores não conseguem atingir todo o potencial desse tipo de ferramenta, e nessa hora contar com uma consultoria especializada é a melhor opção. 

Leia também! Conheça o G3stor, o ERP Integrade perfeito para sua gestão 

Respostas no tempo certo 

Se você é gestor, sabe bem o quanto ter as melhores informações à mão em tempo real pode fazer toda a diferença na tomada de informações. Você precisa liderar todo um processo macro, entender a realidade do mercado que muda a cada dia, conhecer fornecedores, ter uma visão ampla do RH, conhecer maquinários, técnicas de vendas, relacionamento com clientes e muito mais. Então como encontrar tempo para, além de tudo isso, “garimpar dados”. 

Contar com uma boa consultoria trabalhando, por exemplo, no controle do patrimônio, é ter a certeza que profissionais altamente capacitados estão em busca dos melhores dados para embasar as suas decisões. Isso significa um tempo de resposta muito melhor nas suas tomadas de decisão, ou seja, uma gestão muito mais ágil. 

Leia também! Outsourcing patrimonial reduz o tempo de resposta da gestão 

Eficiência nunca é demais 

Fechando a nossa lista de vantagens do Business Process Outsourcing: o aumento de eficiência. Conhecimento reduz (e muito) a possibilidade de erros durante a execução de processos.  

Quando há profissionais amplamente especializados, que conheçam a fundo os processos pelos quais são responsáveis, é fácil imaginar que eles trarão uma maior eficiência para a área na qual atua. Contar com os melhores players é certeza de melhores resultados. 

Leia também! Investir em Outsourcing para Controle Patrimonial é uma boa ideia 

Integrade Consulting é a solução na medida certa para você 

A Integrade Consulting é uma consultoria com ampla experiência em processos de gestão patrimonial, com soluções que podem ser usadas  pela sua empresa imediatamente, e que conta com profissionais especializados, com estratégias e softwares modernos e eficientes.  

Ainda tem dúvidas sobre o BPO? Entre em contato com um dos nossos especialistas agora mesmo. 

Compartilhe esse post

Explore mais

No posts found!

Você deseja melhorar a performance do seu negócio?

Nos envie uma mensagem

× Como posso te ajudar?