Como maximizar o uso do seu ERP 

Compartilhe esse post

Em uma época de alta tecnologia não faz mais sentido uma empresa não ter um bom ERP para agilizar seus processos administrativos. Este é um software que facilita (e muito) a gestão de qualquer tipo de negócio. Nesse sentido, entender como maximizar o uso do ERP é uma vantagem. 

Por mais incrível que pareça, muita gente ainda imagina que a mesa de um gestor é aquela cheia de papéis, com escaninhos de entrada e saída de documentos, além do tradicional caderninho onde as informações da empresa são anotadas.  

No entanto, os gestores mais modernos já perceberam há um bom tempo que ter as informações centralizadas em um software permite um cruzamento de dados muito mais completo e um controle dos processos muito maior. 

Ainda assim, um ERP é capaz de realizar tarefas que por vezes não são conhecidas por uma grande parte dos usuários. Se você busca fazer um uso mais eficaz desse tipo de software, veio ao lugar certo. O Blog da Integrade Consulting vai explicar passo a passo.  Confira! 

Leia também! Gestão de inventário: tecnologias para aumentar a eficiência 

O que é ERP? 

Antes de mais nada, é importante entendermos por completo o conceito de ERP. A sigla significa Enterprise Resource Planning, ou em bom português “Planejamento dos Recursos da Empresa”.  Esse é um software com a missão de automatizar processos manuais, armazenar dados e unificar a visualização de resultados, otimizando a gestão empresarial. 

Cada empresa tem um nível de complexidade diferente, mas em geral há uma separação bem distinta de departamentos. Há o financeiro, o RH, as vendas, a produção, o operacional, entre outros. Claro, uma empresa pode ter um software para cada um deles. Isso funciona, mas só até um certo ponto. 

A unificação dos dados em uma só plataforma (o ERP) possibilita os mais diversos cruzamentos de dados, o rápido acesso a cada informação e uma facilidade de fluxos de trabalho inimaginável no passado. A tomada de decisões por parte do gestor é muito mais eficiente quando ele tem os indicadores mais corretos e em menor tempo à mão. 

Leia também! Gestão de ativos por Georreferenciamento: conte com a Integrade 

Como iniciar o uso do ERP  

Já está claro que o conceito de ERP, por si só, já representa um ganho de performance em processos e em tomadas de decisão. Mas é preciso ir além. O uso do ERP tem potencial para trazer ainda mais vantagens para a gestão de uma empresa. 

Em primeiro lugar é preciso entender que o ERP sozinho não faz nada, assim como qualquer outro software.  O usuário precisa ser treinado e compreender como o sistema funciona. Da mesma forma, é preciso muito cuidado com como as informações são colocadas no sistema. Dados equivocados geram decisões que não condizem com um determinado objetivo. 

 Assim, não é possível esperar resultados imediatos. Não existe uma caixinha mágica que gere resultados. Os objetivos são sempre atingidos com trabalho e isso também vale para o ERP. 

Esse trabalho começa com uma pesquisa minuciosa sobre qual o ERP disponível no mercado é o mais adequado para o usuário. Há diversos softwares e cada um deles é mais indicado para um tipo de negócio. Entender o produto é um bom início de trabalho. Esqueça o marketing do produto e foque nos benefícios que ele de fato entrega. 

Uma vez que a melhor escolha foi feita, vem a necessidade de implementação da ferramenta no dia a dia da empresa. Em muitos casos é possível notar uma resistência de colaboradores com a nova forma de trabalhar. Fazer um bom treinamento e deixar claros os resultados são boas maneira de quebrar essa resistência. 

ERP com resultados otimizados 

A tecnologia não para de avançar e isso gera soluções cada vez mais modernas para os mais diversos problemas. Mas isso também gera uma dúvida para quem vai implementar um ERP. É melhor contar com um sistema mais simples (e barato) ou partir para um modelo mais avançado, que em geral vai apresentar um custo mais elevado. 

Essa é uma dúvida comum e pertinente, ainda mais em tempos de novas tecnologias. Revoluções tecnológicas causadas pelo crescimento do armazenamento em nuvem, a evolução da Internet das Coisas, entre outras estão cada vez mais presentes na gestão das empresas. 

Muitas vezes, gastar um pouco mais agora, pode significar uma economia lá na frente, ou ainda um ganho de produtividade que faz com que o sistema mais dispendioso seja um bom negócio. Cada caso deve ser estudado de forma individual e com muito cuidado. 

Dê um salto de qualidade na sua gestão! 

Uma boa dica para maximizar o uso do seu ERP é contar com quem tem o conhecimento em gestão de processos. Uma boa consultoria pode elevar o nível do uso do ERP, maximizar os resultados e ainda trazer uma boa redução dos custos com o processo. 

Entre em contato agora mesmo com a Integrade Consulting e conheça mais sobre o assunto. É hora de dar um salto de eficiência na sua gestão! 

Compartilhe esse post

Explore mais

No posts found!

Você deseja melhorar a performance do seu negócio?

Nos envie uma mensagem

× Como posso te ajudar?