5 dicas para reduzir custos do seguro da sua empresa


O seguro protege o patrimônio, colaboradores, clientes e fornecedores contra inúmeras eventualidades. Por mais que tentemos evitar, há risco de sinistros, seja na nossa vida pessoal ou na empresa. Quando eles acontecem, isso pode colocar em risco inclusivo o futuro da empresa. Por isso, o seguro é um investimento que precisa ser feito.


No entanto, existem medidas para reduzir o custo do seguro empresarial. Adotá-las significa respeito aos recursos da empresa e, em última análise, uma vantagem competitiva, já que o corte de gastos desnecessários e mais segurança trazem um lucro maior e um custo menor para toda a operação.


Por isso, o Blog da Integrade selecionou 5 dicas para que o peso deste custo seja menor no orçamento da sua empresa, reduzindo riscos e mantendo patrimônio e pessoas em segurança. Acompanhe.


Leia também! Principais seguros para a sua empresa.


Dica 1 – Adote ações preventivas


Existem medidas para baratear o seguro antes memo de contactar uma seguradora. Elas são simples e muitas vezes nem são muito dispendiosas. É o chamado gerenciamento de riscos. Essas medidas fazem parte de uma cultura de prevenção de riscos, uma série de cuidados não só com a prevenção de acidentes, mas também com o aumento da a segurança do patrimônio.
Adotar um sistema de acesso seguro, cercas e sistemas de monitoramento, manutenção dos sistemas elétricos, instalação de para-raios e a criação de protocolos internos e externos de segurança estão entre essas medidas que reduzem o preço do seguro.


Leia também! Escolha o melhor seguro de responsabilidade civil para sua operação


Dica 2 – Aposte na educação


Um colaborador que tem a exata noção dos riscos inerentes ao seu trabalho está muito mais protegido contra a possibilidade de acidentes. Protocolos simples, quando adotados, reduzem os riscos à integridade física de todos.
Palestras, videoaulas e treinamentos podem ser adotados como forma de levar conhecimento para todos os funcionários da empresa para combater riscos de acidentes e até para que a segurança do patrimônio seja mantida.


Leia também! Veja os riscos que a sua empresa corre e seus impactos na Avaliação de Seguros


Dica 3 – Mapeie as vulnerabilidades


As situações de risco existem e precisam ser conhecidas. Só para exemplificar, em um país como Brasil, em que temos índices altos de criminalidade, uma empresa de transportes precisa investir em medidas que reduzam o risco de roubos de carga.
Da mesma forma, é preciso ser feito um mapeamento das instalações e atividades da empresa, seja qual for o ramo, evitando riscos não só ao patrimônio, mas também à integridade de colaboradores, fornecedores e clientes.


Leia também! Investir em Outsourcing para Controle Patrimonial é uma boa ideia?


Dica 4 – Conheça os tipos de coberturas


Existem as mais variadas coberturas oferecidas pelas mais diversas seguradoras. Elas estão diretamente ligadas à vulnerabilidade da empresa a ameaças.
Dessa forma, há coberturas mais simples e baratas, que podem ser contratadas quando os riscos são maiores. Por outro lado, quando o risco é maior, será necessária uma cobertura mais complexa e, obviamente, mais dispendiosa.
Fique atento também aos seguros obrigatórios que alguns ramos de atuação exigem. Não contar com a cobertura obrigatória coloca a empresa também em risco de sofrer sanções como multas.


Leia também! O que é o Property Manager?


Dica 5 – Conte com profissionais


Ter um parceiro adequado ao seu lado no momento do planejamento do seguro e também na contratação da apólice é uma ideia que pode gerar uma grande economia. Quando especialistas estão acompanhando cada passo desse processo temos uma maior segurança que os passos corretos estão sendo tomados.
Esse profissional tem também as informações necessárias sobre quais são os seguros obrigatórios, quais são as coberturas mais necessárias (ainda que não sejam obrigatórias) e quais seguradoras apresentam a melhor relação custo-benefício,
Além disso, faz parte da expertise deste profissional conhecer as normas impostas pela Superintendência de Seguros Privados (SUSEP), o órgão governamental que controla e fiscaliza o mercado de seguro.
Uma empresa de consultoria é uma ótima opção para quem busca esse tipo de serviço. Esse é o caso da Integrade Consulting, que oferece serviços de avaliação de seguros perfeitos para você.
A Integrade conta com profissionais com ampla experiência e que estão em constante processo de atualização para conhecer as técnicas e métodos mais modernos para oferecer os melhores serviços. A consultoria também conta com ferramentas tecnológicas que modernizam todo o processo de gestão.
Se você ainda tem dúvidas sobre o assunto, entre em contato com um de nossos especialistas agora mesmo e dê faça a mais perfeita avaliação de seguros.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

×

 

Olá!

Fale conosco via whatsapp

×