Métodos usados para Avaliação de Bens Móveis

A Avaliação de Bens Móveis é um laudo que mostra o valor de mercado deste patrimônio da empresa em um determinado recorte de tempo. Ela também é conhecida como Avaliação de Bens de Conteúdo e busca encontrar valor justo e valor líquido de bens para finalidades contábeis, de seguros, de garantias e de outras operações comerciais.

Compartilhe esse post


O foco deste tipo de avaliação são bens como veículos (desde carros passando por caminhões, embarcações e até aeronaves), móveis e utensílios, computadores, notebooks e demais equipamentos de informática, máquinas e equipamentos, moldes e matrizes.


Todo laudo de avaliação de máquinas, equipamentos, instalações e bens industriais para fins de direito, devem ter como fundamentação as normas técnicas da ABNT (Associação Brasileira de Normas Técnicas). Especificamente para os bens móveis, é preciso seguir as normas técnicas NBR 14653-5 (veja o campo “Avaliação de bens – Parte 5: Máquinas, equipamentos, instalações e bens industriais em geral”).
Além disso, é preciso conhecer em detalhes a Lei 11.638, que permite o ajuste dos bens do ativo imobilizado, desde que baseado em laudo de avaliação desenvolvido por empresa especializada em elaboração de Laudos de Avaliação Patrimonial.


Um detalhe importante para explicar esse ajuste é que a ação do tempo tem um impacto direto sobre o valor do patrimônio de toda empresa. Qualquer equipamento ou veículo passa por um processo de depreciação. Ou seja, o valor de hoje deste patrimônio não é igual ao valor que ele terá no próximo ano. Assim, ajustes são necessários com o passar dos meses.

Os métodos avaliatórios são definidos através de três enfoques básicos de metodologia de Avaliação:
● Método Comparativo
● Método de Custo
● Método de Renda.


Vamos conhecer cada um deles? O Blog da Integrade preparou este artigo para que você conheça mais sobre o assunto e saiba tirar proveito dessa avaliação, que também pode ser considerada como uma excelente ferramenta de gestão. Acompanhe!


Leia também! Entenda a classificação de bens patrimoniais


Método Comparativo


Para encontrarmos o valor de um determinado bem é preciso criar parâmetros claros para esse objetivo. Um exemplo é a comparação de um determinado ativo com outro com as mesmas características. Esse método avaliatório é conhecido como Método Comparativo.


Claro, para usarmos esse método é preciso um estudo de um conjunto amplo de dados, de forma que possamos estatisticamente usá-los como uma amostra de mercado.


Leia também! As diferenças entre os Bens Patrimoniais de Consumo e Permanentes


Método do Custo


Também é possível usar para a Avaliação de Bens Móveis o Método de Custo, que consiste na mensuração do valor necessário para reposição de um determinado bem, através de orçamentos detalhados.


Em outras palavras, quanto precisaria ser pago para a construir o mesmo patrimônio já existente na empresa se fossemos comprar os bens nesse momento?


Para se chegar a um valor real, é preciso trabalhar com cotações ou analíticos. Levar em conta a depreciação de cada ativo é outro fator de fundamental importância.


Leia também! Veja os riscos que a sua empresa corre e seus impactos na Avaliação de Seguros


Método de Renda


No Método de Renda o olhar é oposto. Ao invés de observarmos o quanto gastaríamos para comprar o conjunto de bens, olhamos para o quanto ganharíamos se vendêssemos os bens móveis.


O Método da Renda, então, que se baseia em valorar o bem a partir da sua possibilidade de receita futura. Neste caso, a Avaliação dos bens Móveis é uma reflexão sobre a valoração econômica dos ativos


A melhor Avaliação de Bens Móveis


Qual é o método mais adequado para cada caso? Bom, essa é uma pergunta que depende de uma série de fatores. Seja qual for a resposta, é preciso entender que a Avaliação de Bens Móveis é uma ferramenta que pode auxiliar (e muito) na tomada de decisão de qualquer gestor.

É sabido que quando o gestor conhece a fundo o objeto de sua gestão, as chances de erros nas decisões são bem menores. É como um jogador de xadrez que te uma visão geral do tabuleiro de jogo, e não apenas de uma parte dele.


Outro ponto de fundamental importância é a escolha do profissional que irá preparar a Avaliação de Bens Móveis. Esse especialista precisa estar devidamente registrado no CREA (Conselho Regional de Engenharia, Arquitetura e Agronomia) e, como já citamos, atender a todas as exigências da Lei 11.638 e da NBR 14.653 da ABNT (Associação Brasileira de Normas Técnicas).


Uma empresa de consultoria é uma ótima opção para quem busca esse tipo de serviço. Esse é o caso da Integrade Consulting, que oferece serviços de Avaliação de Bens Móveis perfeitos para você.

A Integrade conta com profissionais com ampla experiência e que estão em constante processo de atualização para conhecer as técnicas e métodos mais modernos para oferecer os melhores serviços. A consultoria também conta com ferramentas tecnológicas que modernizam todo o processo de gestão.


Se você ainda tem dúvidas sobre o assunto, entre em contato com um de nossos especialistas agora mesmo e dê faça a mais perfeita Avaliação de Bens Móveis.

Compartilhe esse post

Explore mais

No posts found!

Você deseja melhorar a performance do seu negócio?

Nos envie uma mensagem

× Como posso te ajudar?