Avaliação de seguros

Cinco dicas para proteger o seu patrimônio
Contratar um seguro patrimonial não é nenhum luxo, mas sim uma necessidade. Ora, estamos sujeitos a riscos todos os dias, tanto na vida pessoal quanto nas corporações, e encontrar a cobertura correta significa manter a sua empresa protegidos. Para isso existe a avaliação de seguros.


A melhor maneira de encontrar o seguro mais adequado é com informação. Em primeiro lugar, é preciso entender o conceito de segurança patrimonial, que é o conjunto de ações com o objetivo de garantir a integridade física de pessoas e a integridade do patrimônio como um todo. Ou seja, é prevenir e reduzir possíveis perdas patrimoniais.


Dessa forma, o controle de acesso à empresa, sistemas de monitoramento e seguir normas de segurança são passos importantes da segurança patrimonial. É claro, nesta lista também entra a redução de prejuízos que um sinistro pode causar.


A forma mais recomendável de se proteger contra prejuízos deste tipo é, sem dúvida, a contratação de um seguro para proteger o patrimônio. Sendo assim, elegemos cinco dicas fundamentais para que a sua escolha seja a melhor possível. Confira!


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Dica 1 – Conheça os seus riscos

Em outras palavras, quando você pensa em avaliação de seguros, você pensa em se proteger do que exatamente? Quais são os riscos ao patrimônio da empresa? Não se esqueça que muitas vezes o problema está exatamente onde não enxergamos, caso contrário ele seria resolvido.
Por isso é comum nos seguro para empresas proteção contra danos materiais (para que o ativo imobilizado se mantenha protegido) e ainda de responsabilidade civil (para caso a empresa seja responsabilizada por danos a clientes, fornecedores, clientes ou outros).
Na lógica da avaliação de seguros, quanto maior o risco, maior vai ser o valor do seguro. É claro que nem toda empresa pode contratar o seguro mais completo. Se este é o seu caso, não se preocupe, o mercado oferece planos mais enxutos, que se adequam a orçamentos menores.
Na lógica dos seguros, quanto maior o risco, maior vai ser o valor do seguro. É claro que nem toda empresa pode contratar o seguro mais completo. Se este é o seu caso, não se preocupe, o mercado oferece planos mais enxutos, que se adequam a orçamentos menores.

Dica 2 – Entenda as coberturas


Estude junto ao seu corretor várias opções de cobertura em diferentes seguradoras. Conhecendo os riscos inerentes ao ramo de atuação de sua empresa, será mais fácil detectar as coberturas necessárias.
Por exemplo, um restaurante precisa de uma boa cobertura de responsabilidade civil para se proteger de possíveis reclamações de consumidores. Já empresas que contam com transporte de produtos correm mais riscos de roubos de bens. Cada caso é um caso!

Dica 3 – Saiba quais são os seguros obrigatórios


Cada categoria tem necessidades diferentes, legislação específica e acordos sindicais que obrigam os empresários a contratar determinadas apólices de seguro. Não observar atentamente quais são essas particularidades pode render inclusive multas.
Não há uma lista com as coberturas obrigatórias, uma vez que as demandas de cada ramo de atuação são diferentes. Contudo, avaliação de seguros contra Incêndio, Vendaval e Responsabilidade Civil, são obrigatórios para a grande maioria dos negócios.

Dica 4 – Entenda como minimizar o valor do seguro


O valor do seguro patrimonial é calculado com base no valor em risco de cada segurado. Cada detalhe tem relevância para o cálculo, como o tipo de atividade desenvolvida pela empresa, sua localização, o tamanho, as condições do estoque, o histórico de sinistros, entre muitos outros.
Assim, tomar medidas para reduzir os riscos pode render bons descontos no preço final da apólice. Incentivar políticas de segurança no trabalho e possuir sistemas eletrônicos de segurança, entre outras medidas, são atitudes que podem gerar uma boa economia.
Fique atento também à possibilidade de fazer o seguro patrimonial com uma cooperativa de crédito, que em geral pratica preços mais baixos do que bancos comuns ou empresas seguradoras.


Dica 5 – Converse com especialistas em avaliação de seguros


Essa talvez seja a dica mais importante de todas para uma avaliação de seguros. É fundamental contar com um profissional que conheça o assunto, consiga fazer uma excelente avaliação dos riscos, possa indicar quais são os seguros obrigatórios para cada tipo de atividade e ainda aconselhar a empresa a tomar medidas que possam reduzir os custos.
Este corretor deve ser de seguros registrado na SUSEP, o órgão responsável pelo controle e fiscalização dos mercados de seguro, previdência privada aberta, capitalização e resseguro.
Um profissional experiente vai ajudar a fazer a melhor pesquisa, apresentar diferentes apólices com orçamentos que se encaixem no que a empresa precisa.
Por fim, pense em contratar uma empresa de consultoria que possa, além de ajudar na escolha do melhor seguro patrimonial, orientar um processo de controle e avaliação patrimonial, com uma soluções completas para gestão patrimonial de bens.


Conclusão

O inventário de imobilizado é de onde parte a gestão patrimonial. Consequentemente é fundamental para que ela seja efetiva, pois não há estrutura consistente sobre base falha.
A partir dele, fases subsequentes como conciliação contábil, revisão da vida útil e teste de recuperabilidade fatalmente serão melhores.
Além disso, garante robustez para demonstrações contábeis em casos de auditoria e viabiliza condições para tomada de decisões rápidas e acuradas


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