Controle do Ativo Imobilizado

5-benefícios-para-controle-do-ativo-imobilizado
O controle do ativo imobilizado é o processo de gestão do patrimônio de uma organização. Esse mapeamento envolve processos de gerenciamento, que vai desde a realização de inventários físicos até cálculos e atualizações mais complexos (como o de depreciação, vida útil econômica, valor residual e valor de reposição).

Compartilhe esse post

O controle do ativo imobilizado é o processo de gestão do patrimônio de uma organização. Esse mapeamento envolve processos de gerenciamento, que vai desde a realização de inventários físicos até cálculos de depreciação contábil e atualizações mais complexas (revisão de vida útil econômica, valor residual e valor de reposição). Muito mais do que apenas o cumprimento de exigências fiscais, o controle do ativo imobilizado traz benefícios às empresas e merece ser reconhecida por fornecer informações e retornos estratégicos. Listamos cinco pontos para sua atenção: 

1. Rastreabilidade e melhoria do planejamento das ações sob o controle do ativo imobilizado. 

A gestão do patrimônio através de um software de ponta proporciona uma visão real dos bens, disponibilizando informações precisas para uma maior agilidade na tomada de decisões. 

2. Otimização de gastos com novos investimentos e manutenção, utilizando a gestão do patrimônio em todo seu ciclo de vida, além do aumento de produtividade. 

Um eficiente controle do ativo imobilizado adequa o tempo de vida útil dos bens e aprimora investimentos da organização. Este processo permite que os gastos desnecessários sejam evitados, e com isso consequentemente, resulta em maior produtividade. 

3. Aumento de qualidade na entrega e disponibilidade dos serviços. 

A gestão dos ativos baseado em dados atualizados apresentam informações estratégicas e fornece recursos para um bom planejamento, resultando em posicionamentos com qualidade e precisão. 

4. Maximização dos resultados 

Um efetivo controle do ativo imobilizado e o valor do patrimônio evita desperdício de recursos e potencializa os resultados da empresa. 

5. Avaliação Patrimonial, adequações legais para segurança e conformidade com as regulamentações. 

Manter a organização atualizada quanto às questões contábeis e fiscais (Normas Brasileiras de Contabilidade e o CPC – Comitê de Pronunciamentos Contábeis), possibilita uma melhor gestão de patrimônio, evitando riscos, eventuais ressalvas em balanços, multas, sanções, restrições e penalidades de uma maneira geral. 

Apresentamos pontos positivos e importantíssimos que motivam o controle do ativo imobilizados. Pensando nisso, ter o auxilio de uma empresa qualificada e experiente mercado para o levantamento desses ativos, é o ponto chave para ter o conhecimento adequado técnico e estratégico de seus ativos. A Integrade Consulting oferece serviços e soluções voltadas para controle patrimonial. Entre em contato conosco e elaboraremos uma proposta comercial especialmente para o seu negócio! 

Conheça! O nosso serviço de Inventário patrimonial 

Compartilhe esse post

Explore mais

No posts found!

Você deseja melhorar a performance do seu negócio?

Nos envie uma mensagem

× Como posso te ajudar?