As vantagens do outsourcing patrimonial

Entenda-a-importância-do-Outsourcing-patrimonial
Em muitos casos, manter o controle do ativo fixo é um trabalho muito complexo, que envolve uma série de bases de atuação e um constante cuidado com o patrimônio. É por isso que cada vez mais cresce o mercado de outsourcing patrimonial e as empresas que oferecem esse tipo de serviço começam a ganhar destaque no meio.

Compartilhe esse post

Em muitos casos, manter o controle do ativo fixo atualizado é um trabalho dispendioso e complexo, que envolve uma série de bases de atuação (tecnológica, financeira, contábil, fiscal) e um constante cuidado com a gestão do patrimônio. É por isso que cada vez mais cresce a demanda do mercado de outsourcing patrimonial e as empresas que utilizam desses serviços começam a reconhecer seus benefícios.

Buscando auxiliá-los nesse processo, aprofundamos em maiores detalhes o que podemos fazer para aumentar a eficácia na sua gestão patrimonial.

Leia também! Conheça o serviço de Outsourcing de Processos

O que é outsourcing patrimonial?

Trata-se de um serviço que compreende a gestão da interação do ativo fixo em todas as etapas do processo físico e contábil da empresa, bem como, o acompanhamento do ciclo de vida do ativo imobilizado durante sua utilização no processo produtivo da empresa, em algumas vezes, até o descarte responsável.

Como funciona o outsourcing patrimonial?

Diagnóstico inicial Inicialmente é realizado um mapeamento básico dos processos da empresa, observando quais são os pontos necessários de interação da equipe de gestão patrimonial com as áreas operacionais e demais áreas envolvidas, normalmente Compras, Recursos Humanos, Contabilidade e Tecnologia, pelas quais existe impacto do controle patrimonial.<br.
Mapeamento de processos Esse mapeamento é fundamental para identificar dentro dos processos de cada área, responsáveis, situação de uso, estado de conservação, controle de movimentações e até alocação correta da distribuição dos custos de depreciação.</br.

Leia também! Saiba qual é o melhor momento para implantar o controle patrimonial.

Aplicando soluções

Alinhado os processos passamos a focar na correta identificação dos ativos, analisando qual melhor conceito a ser aplicado para rastreamento dos ativos, como por exemplo, quantidade de verificações físicas necessárias por ano, ambiente de exposição do ativo, mobilidade, segurança tanto em aspecto físico quanto no aspecto de segurança do trabalho para o caso de releituras.

A quantidade de verificações físicas necessárias de releitura ou revisitas de um ativo fixo é normalmente esquecida pela maioria de pessoas que se deparam com a gestão de ativo imobilizado em um contato inicial. Muitas vezes as pessoas dimensionam investimentos com tecnologias mais caras como RFID, para ativos que não necessitam de mais que uma leitura por ano, podendo ser facilmente atendidas pela tecnologia de código de barras.

Essas análises de contexto, estudo de viabilidade e conhecimento da melhor relação custo benefício, essas são uma das vantagens que especialistas em outsourcing patrimonial agregam de valor no seu negócio.

Controle e Aperfeiçoamento

Todo o trabalho é executado por especialistas em suas atividades, atuando com qualidade e experiência no controle de patrimônio.

Entre os serviços previstos na terceirização patrimonial estão a implementação de controles, como KPIs específicos para depreciação, vida útil e/ou parâmetros voltados aos seu negócio, mensurados através de soluções de softwares de controle do patrimônio,além de treinamento de pessoal envolvido. Todas as informações sobre seus patrimônios ficam centralizados, disponíveis e gerenciáveis, visando o melhor suporte e apoio à tomada de decisões do corpo diretivo.

Leia também! O que é Gestão de Patrimônio

Benefícios do Outsourcing Patrimonial

 

Adoção de melhores práticas de negócio com ganhos de performance e foco;

Facilidade de atualização com acesso a novas tecnologias;

Redução de custos e racionalização de processos;

Especialização, flexibilidade e customização;

Acesso múltiplo e simultâneo a documentos, informações e conhecimento;

Indexação, velocidade e precisão na localização de ativos;

Controle no processo de negócio;

Mais agilidade nas transações entre áreas;

Melhoria no processo de tomada de decisões em decorrência do acesso à informação selecionada com precisão;

Melhor atendimento ao cliente interno;

Integração com outros sistemas e tecnologias;

Compartilhamento do conhecimento obtido nas atividades diárias;

Maior velocidade na implementação de mudanças nos processos. Exigência da alta competitividade;

Controle detalhado da obsolescência /expiração da informação/documento;

Facilidade de reutilização do conhecimento;

Proteção do conhecimento organizacional;

Rastreabilidade e acesso rápido aos registros documentais e físicos;

A implantação de uma ferramenta de gerenciamento de ativos adequada facilita sua empresa a se organizar e buscar certificações de qualidade;

Portanto, a tendência é que o serviço de outsourcing patrimonial cresça de maneira considerável no Brasil, com empresas oferecendo opções de muita qualidade com profissionais de alto nível e evolução do mercado como um todo.

O momento é de investir em sua gestão patrimonial e contratar um serviço confiável de outsourcing patrimonial, principalmente com resultados a serem alcançados em curto, médio e longo prazo.

Compartilhe esse post

Explore mais

No posts found!

Você deseja melhorar a performance do seu negócio?

Nos envie uma mensagem

× Como posso te ajudar?