Entenda como fazer inventário para sua empresa

Fazer inventário para a empresa é uma necessidade tanto para manter todas as obrigações contábeis em dia quanto para ter melhores informações na hora de traçar estratégias. Isso acontece porque o inventário é uma parte fundamental do controle patrimonial de qualquer corporação.

Mas se ele é tão importante, por que tanta gente não dá a devida atenção a esse ponto da gestão? Essa não é uma resposta fácil de se encontrar. Os motivos passam por desconhecimento da importância de fazer inventário, dos passos corretos a serem seguidos e chegam até a falta de tempo dos responsáveis perla empresa.

Neste artigo do Blog da Integrade vamos mostrar passo a passo como esse processo pode ser executado sem grandes percalços, inclusive economizando tempo dos gestores e recursos da empresa. Acompanhe!

Leia também! Comece de forma impecável o seu Inventário Patrimonial

Fazer o seu inventário pode ser mais simples do que você pensa!

Neste artigo você vai conhecer:

• A importância do inventário na gestão patrimonial
• Fazer inventário passo a passo
• Benefícios do inventário para a gestão
• Como fazer o inventário sem erros

A importância do inventário na gestão patrimonial

Quem pensa que o controle patrimonial é apenas uma obrigação contábil comete um erro enorme. A empresa que conhece em minúcias o conjunto de ativos que possui tem condições muito mais sólidas para tomar as decisões assertivas. Isso é um fato.

Com informações precisas é muito mais simples entender qual é o momento mais adequado para manutenções ou para trocar os equipamentos. Esse tipo de gestão também permite saber onde estão os ativos e qual é o seu estado de conservação e ainda inibe a ação de colaboradores que porventura estejam mal intencionados.

Em outras palavras, o controle patrimonial é respeito aos recursos da empresa. Dentro dessa gestão, o inventário ocupa papel decisivo.

Na prática, fazer inventário é ter em mãos uma listagem completa, com a exata localização e O estado de conservação de cada item que compõe o ativo imobilizado da empresa. Entre os detalhes presentes nessa listagem está a vida útil de cada bem. Assim, é simples saber a hora de descartar ou alienar um determinado item.

 Leia também! Qual é a melhor planilha de inventário patrimonial?

Fazer inventário passo a passo

O primeiro passo é fazer o melhor planejamento para o inventário. Nessa etapa são definidos os dados a serem coletados, os equipamentos usados, o cronograma de ações e a localização dos bens.

Além disso é preciso definir uma estratégia para que os colaboradores entendam a importância de manter o inventário atualizado. Ações padronizadas e uma cultura de respeito aos bens da empresa são duas das chaves do sucesso do controle patrimonial.

Com as equipes devidamente treinadas, é a hora da execução. É necessário reconhecer cada item do ativo imobilizado, afixar plaquetas e registrar os dados de patrimônio obedecendo rigorosamente o planejamento.

O próximo passo é conferir as informações coletadas, levando em consideração a coerência na informação e a sequência da numeração das placas, entre outros fatores.

Depois disso, é hora de emitir o relatório do inventário de imobilizado com as diversas classificações. Neste documento estão descritos exatamente onde estão os bens, a qual centro de custo eles estão submetidos, seu estado de conservação, a funcionalidade, etc.

Leia também! Inventário Patrimonial passo a passo

Tecnologia para fazer inventário mais ágil

Temos hoje em dia a tecnologia como uma grande aliada para o ato de fazer inventário e também para acessar suas informações e fazer as mudanças necessárias.

Por exemplo, ao guardar os dados em nuvem, é possível acessar informações em tempo real literalmente em qualquer parte do mundo. Basta, para isso, um smartphone e um ponto de internet. Note que esse recurso torna o processo extremamente ágil, do jeito que o mercado exige hoje.

Uma dica importante é conhecer o melhor aplicativo para esse tipo de gestão. Vale a pena conhecer o Integrade Mobile Inventory, um programa ideal para modernizar o seu inventário.

Leia também! Gestão de inventário: tecnologias para aumentar a eficiência

Como fazer o inventário sem erros

A questão é que o processo todo é demorado, cheio de detalhes. Tudo isso requer tempo e dedicação e aí entra mais uma questão. Como dedicar esse tempo a mais uma tarefa em dias tão corridos como os que enfrentamos atualmente. Além disso, o inventário requer conhecimento de leis e normas técnicas para que não haja erros.

Muitos gestores optam pela contratação de uma consultoria que tenha a expertise necessária para fazer inventário perfeito.  Enquanto essa consultoria coloca conhecimento a favor da sua empresa, você pode se concentrar no core business e até reservar um tempo maior para lazer e família.

A Integrade Consulting tem essa know-how e está pronta para te ajuda. Entre em contato com um dos nossos especialistas agora mesmo. Com as nossas soluções, o controle do patrimônio da sua empresa fica mais ágil e fazer inventário vai ser muito mais fácil do que você espera.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

×

 

Olá!

Fale conosco via whatsapp

×